você NUNCA viu nada igual

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os Gemêos(gênios) do Grafite

   Hoje eu trago ao blog dois artistas, são bem conhecidos até, mas vale a homenagem, pois eles são uns dos melhores da arte de rua. 
  Sua arte é convidativa a sair da rotina, é a  arte urbana do grafite mesclada com folclore e histórias populares em grandes intervenções urbanas, é assim que muitos definem o trabalho dessa dupla.
   De São Paulo para o mundo, Gustavo e Otávio já chegaram a museus do mundo inteiro, é uma arte interativa, onde o contato com a obra é incentivado, além dos painéis, encontram-se esculturas gigantescas, carros e instrumentos musicais que funcionam. E  pode-se tocar, manusear, e até entrar em barcos,tunéis, tudo incentivado pelos autores.
   São muito mais do que artistas, são críticos sociais, expoem a árdua vida do povo, suas esculturas são a base de material reciclado como lata, papelões, lascas de madeiras e retalhos.
    Álem dos irmãos, Nina Pandolfo, esposa de Otávio, é outra excelente grafiteira, possui um estilo semelhante aos gemêos, porém mais delicado e feminino. 
Confira o vídeo da uma restauraçao de um castelo feita pelos Gêmos, Nina Pandolfo e Nunca.
Fonte

# 47- La Fenix


domingo, 22 de janeiro de 2012

Artistas com sinestesia

  Primeiramente, sinestesia é uma confusão neurólogica que mistura vários sentidos, quem possue esta disfunção é capaz de ver uma música, ou ouvir uma pintura, sentir cores ou o paladar das formas.
  As associações sinestésicas podem estimular a memória, por isso vários artistas, mencionam a sinestesia como um importante componente em seus trabalhos. Existem mais de 61 tipos de sinestesia.
  É e ai que eu quero chegar, quem possue sinestesia tem influência para arte, existem até alguns artistas famosos, listarei alguns:
 Kandinsky

Wassily Kandinsky chegava a cantar as cores que pretendia usar.
Tudo indica que o pintor russo misturava quatro sentidos, visão, audição, olfato e tato.









 Van halen
O fundador da banda americana Van Halen, usou o dom de ver as notas musicas coloridas em sua carreira.
 Inclusive criou a "nota marrom"








Rimbaud


Rimbaud é um poeta com sinestesia.


Ida Maria
Ida Maria é uma cantora não muito conhecida, conheci o trabalho dela este ano navegando pela internet, ela possue sinestesia, o que faz ela ao ver cores ouvir música.
Confiram a música dela.
Fontes:
Revista Mundo Estranho Junho 2010
Poemas e afins





















LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...